sexta-feira, 30 de maio de 2008

PROBA DE MAIO

Aproximando-se a proba de Junho, e como ninguém se chega á frente p/ relatar a proba de Maio, (temos de arranjar um secretárioª). Começo por dizer que esta decorreu dentro das expectatibas, apesar de 2 baixas no plantel, foram na mesma as 4 "botelhas" tinto, (2 Romeira e 2 Duas Quintas de 2006), pela goela abaixo. Concluindo-se assim que o precioso líquido era bom, sim! porque nós num bubemos qualquer coisa carago!
Pormenores como; frutos secos ou bermelhos e afins amadurecidos em casco disto e daquilo deixo p/ outros, tá bem!
PS. Cumprimentos á Jarreta.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

2 Boas Sugestões!

São mais de vinte anos de amizade. Três enólogos de sucesso, três vidas preenchidas, três produtores que ansiavam por um novo desafio. Encontraram-no no Priorato, longe da burocracia francesa, longe dos preços proibitivos das vinhas do Ródano. Encontraram-no no fascínio das vinhas velhas, das vinhas de cem anos de Cariñena e Garnacha... a que acrescentaram pequenas parcelas da sua adorada Syrah. Duas vezes por mês juntam-se num carro e partem às duas da manhã para o Priorato. Conduzem por turnos e, mal chegam ao Priorato, por volta das 8:30 da manhã, deitam mãos ao trabalho, trabalho acumulado, trabalho árduo. Ao fim do dia arrastam-se como podem de volta para o carro e regressam directos a França, para mais uma viagem de 800 quilómetros, para mais um dia de trabalho! São "los franceses locos", como os locais lhes chamam, os proprietários e proletários do inferno. São o trio infernal!Um Trio Infernal que nos oferece um Priorato de carácter mais harmonioso, meigo e civilizado que o costumeiro, um Priorato vibrante e aromático, denso e concentrado. Como que uma versão turbo comprimida de um Chateauneuf-du-Pape! Um vinho absolutamente Infernal!

Características
Região: Priorato
Castas: 60& Garnacha e 40% Cariñena
Estágio: 12 meses em barricas novas e de segundo ano de carvalho francês
Teor Alcoólico: 14,5%
Produção: 14.140 garrafas e 150 magnums
Enólogo: Laurent Combier, Peter Fischer e Jean-Michel Gerin
País: Espanha

Preço: 29,90 EUR
Homenagem ao Alentejo, consagração do apelido da família, reverência à tradição, propósito de tributo à mãe. Homenagem ao Alentejo porque nos mostra outros caminhos, outras jornadas, onde a elegância se sobrepõe à potência pura e dura, onde a melodia se justapõe à potência do volume. São também vinhos de exaltação ao apelido Reynolds, o tal que esteve directamente ligado ao nascer do Mouchão e que introduziu a casta Alicante Bouschet no Alentejo. Tradição nos cem anos de presença no Alentejo, na fundação da casta Alicante Bouschet, na teima em fazer vinhos licorosos no Alentejo.São vinhos tão especiais e exclusivos que quase não chegam aos circuitos comerciais tradicionais. São vinhos para membros de um clube privado, para os sócios do clube Gloria Reynolds, para os que suportam e investem no futuro da casa. Conseguimos descobrir algumas destas garrafas desviando-as para o nosso clube! Em boa hora o fizemos, porque este Gloria Reynolds é um vinho apurado, com um maravilhoso equilíbrio entre a acidez refrescante e a estrutura dominante. Elegante e distinto, é um verdadeiro vinho de tributo. Ao passado e ao presente!
Características
Região: Alentejo
Castas:Alicante Bouschet e Trincadeira
Estágio:24 meses em barricas de carvalho francês Seguin Moreau
Teor Alcoólico:13%
Enólogo:Paulo Laureano
País:Portugal

Preço: 37,90 EUR


sábado, 3 de maio de 2008

espectatibas para mais uma reunião do binho



Prontos...cá tou pra dizer kualker koizita.
prutantos,pra falar du ultimo encontro ke tibemos,akilo não foi bem um encontro do binho,foi mais uma festança dakelas.
Kis o destino ke o nosso camarada Aires fizesse mais um anito perto da data do dia do binho,como o Gajo já nos debia uns kilitos de camarão prá í...á uns 10 anos,(tinha ele 5 anus),lembrou-se e bem de os trazer,não os mesmos mas outros pra bem da nossa saude.Ora bem então eu e o camarada Ru2 pensamos"oke bai mesmo bem com camarão,é um gazelita" bai daí compramos não uma nem duas mas sim 3 garrafitas do mesmo.No entanto para prebenir compramos tb umas garrafiras de cerbejinhapá 20,coisa pouca.
Chegada a hora de jantar mandamos tb bir um peixe cru enrolado em arroz com uns molhos berdes...enfim.Bem o ke é certo é ke a porra do binho rebelou-se pouco pra 5 binhateiros,(5 porque o Aires nao kis,problema dele),e bai daí tibemos de recorrer á bejeca..lá foram as 20 e mais algumas ke tabam lá pra casa.
Resumindo as coisas,kuando chegou a hora de fazer as berdadeiras probas,digamos ke taba tudo um poukito alegrezito,e não se conseguiu apreciar berdadeiramente a kualidade do binho.
Os binhos ke foram probados foram:
Uma "sorrapa"de berde tinto bindo directamente de Melgaço.(sorrapa foi o nome ke o Aires deu no meio de muitas gargalhadas),pra mim o binho era muito bom dentro do genero,muito encorpado,e acho ke era capaz de acompanhar bem umas moelitas ou umas bifanas.
O segundo binho,esse sim o Ru2 tebe a amabilidade de comprar esse grande binho,ke é dos meus preferidos,e ele sabe disso,Tapada do barão 2004,ke binho fantastico,para ser prefeito só faltou ser de 2001 mas isso já é muito dificil encontrar.Ke grande binho alentejano,continua a ser o meu binho preferido.
Dito isto ,ke tinha de ser dito bamos ber como corre este combibio do binho...bamos a ber se conseguimos probar o binho como debe ser.
Depois dou noticias para contar tudo.
Hann...já me ía eskecendo de dizer ke fui pra cama ás 10 da manhã...enfim,o pessoal não saía lá de casa,o Aires até adormeceu no sofa.
Não digo mais nada...
Um forte abraço
BARÃO